Seguidores

domingo, 22 de janeiro de 2017

4 benefícios que o silêncio proporciona ao seu cérebro e a sua saúde mental

O silêncio ajuda o cérebro a descansar, colabora com a aprendizagem, fortalece a área responsável pela memória e emoção. De quebra, proporciona o autoconhecimento, já que estimula a reflexão.

Benefícios do silêncio para a saúde mental


1. Memória, emoção e aprendizagem
Um estudo realizado em 2013 com ratos de laboratório mostrou que os animais que passaram duas horas por dia em sob silêncio acabaram desenvolvendo novas células no hipocampo, região do cérebro associada à memória, emoção e aprendizagem.

2. Autoconhecimento e comportamento reflexivo
O silêncio ainda é capaz de trazer melhor autoconhecimento por permitir com mais facilidade o comportamento reflexivo. Pesquisas indicam que a falta de som ajuda o cérebro a descansar, fazendo com que seja capaz de assimilar melhor informações internas e externas.

3. Calma e tranquilidade
Excesso de ruídos pode ter um efeito físico relevante no cérebro, resultando em níveis elevados de hormônios do estresse. Quem vive em um ambiente barulhento tem maiores chances de experimentar níveis cronicamente elevados de esgotamento e estresse. Ou seja, o silêncio evitaria esses problemas, proporcionando calma e tranquilidade.

4. Melhor desempenho em tarefas
A ciência também da observou que a poluição sonora pode ter efeito sobre o desempenho de tarefas cognitivas. O excesso de barulho prejudica até mesmo as crianças, refletindo em piores resultados na escola, de acordo com estudos.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo
Via Blog da 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.