Cachoeiras são belas e relaxantes, um convite irrecusável para desbravá-las e conhecê-las de perto. Aqui no Rio Grande do Norte temos diversas cascatas espalhadas pelo Estado, umas de grande porte, e outras pequenas, cada uma com suas belezas singulares. Nessa matéria, selecionamos 15 cachoeiras, algumas desconhecidas por boa parte dos potiguares.
Atenção: todas as fotos foram tiradas durante o período de chuvas. Lembrando que essas cachoeiras não são perenes, com exceção da cachoeira do Pinga, em Portalegre.
Todas as dicas foram fornecidas pelo nosso parceiro, o Instagram @RNatural (corre lá para seguir que vale a pena).

1. Cachoeira do Roncador

Essa preciosidade da natureza está localizada no Sítio Brejo, em Felipe Guerra (região Oeste), a 355 km de Natal. Cartão postal de uma beleza encantadora que, durante o inverno, transforma a paisagem árida do Sertão Potiguar. A cachoeira fica a cerca de 5 km da cidade.
 Cachoeira do Roncador  
Foto: Francisco de Assis da Costa.

2. Cachoeira da Vaca

Quando você for à região do Seridó, no inverno, não deixe de conhecer essa magnífica cachoeira, localizada no Sítio Riachão, a 5 km do centro da cidade de Bodó e a 154 km de Natal. Um belíssimo espetáculo da natureza que enche os nossos olhos com tanta beleza.
 Cachoeira da Vaca  
Foto: Rômulo Luiz.

3. Cachoeira da Cafuca

Essa maravilha também fica na cidade de Bodó, a 12 km do centro da cidade. Um cenário espetacular, que retrata a beleza do sertão do Seridó.
 Cachoeira da Cafuca  
Foto: Galego Manu.

4. Cachoeira da Umarizeira

A cidade de Martins, na região do Alto Oeste, conhecida pela beleza das suas serras, também tem uma linda cachoeira, localizada no Sítio Umarizeira. Para se chegar até ela, o turista percorre uma trilha com cerca de 3 km, um percurso com belezas cênicas sem igual, uma total integração com a natureza.
 Cachoeira da Umarizeira 
Foto: prefeiturademartins.com.br.

5. Cachoeira do Caboclo

Localiza-se na cidade de Florânia, a 206 km de Natal. Uma cachoeira para admirar e energizar, de natureza exuberante e encantadora, que esculpe com primor a paisagem do sertão do Seridó.
 Cachoeira do Caboclo  
Foto: Francisco V. Souza.

6. Cachoeira do Pinga

Belíssima queda d’água de aproximadamente 95 metros de altura, localizada na cidade de Portalegre (região do Alto Oeste), a 370 km de Natal. A trilha que leva até a cachoeira é de fácil acesso e sinalizada, apenas alguns minutos de caminhada e um visual de encher os olhos. É a única cachoeira perene do Estado.
 Cachoeira do Pinga  
Foto: Anna Clarisse.

7. Cachoeira do Talhado

Essa outra magnífica queda d´água, de aproximadamente 100 metros de altura, também fica na cidade de Portalegre. Nela, o turista percorre uma trilha mais “pesada”, de nível técnico moderado, devido a obstáculos naturais (pedras soltas) e às subidas íngremes durante o percurso.
 Cachoeira do Talhado 
Foto: Aventureiros por Natureza (APN-RN).

8. Cachoeira do Caripina

Localiza-se na cidade de Felipe Guerra (região Oeste), a 350 km de Natal. O espetáculo fica por conta da piscina formada ao pé da cachoeira, em que águas de um verde-esmeralda convidam ao mergulho.
 Cachoeira do Caripina 
Foto: Erivaldo Araújo.

9. Cachoeira João Ribeiro

Localiza-se no Sítio Quintas, na cidade de Riacho de Santana (região do Alto Oeste), a 425 km de Natal. Um cenário perfeito para relaxar e contemplar a natureza.
Cachoeira João Ribeiro 
Foto: nossariachodesantana.blogspot.com.br.

10. Cachoeira da Serrota

Além das magníficas trilhas pelas suas serras, a cidade de Serrinha dos Pintos (região do Alto Oeste), a 375 km de Natal, também abriga a maravilhosa cachoeira da Serrota. É aconselhável a companhia de um guia para fazer a trilha que leva à cachoeira, cerca de 3 horas de percurso.
 Cachoeira da Serrota 
Foto: Gardênia Oliveira.

11. Cachoeira do Sabiá

Essa serena e visualmente deslumbrante cachoeira repousa entre as pedras da pequena cidade de Espírito Santo (região Leste), a 85 km de Natal.
Cachoeira do Sabiá  
Foto: Tendson.

 12. Cachoeira Poços dos Cágados

A pequena cachoeira dos Poços dos Cágados é um dos tesouros da cidade de Coronel João Pessoa (região do Alto Oeste), a 453 Km de Natal. Suas águas caem diretamente em uma piscina natural, formando um cenário inesquecível, ideal para um banho relaxante.
 Cachoeira Poços dos Cágados 
Foto: pr-edinaldodomingos.blogspot.com.br.

13. Cachoeira do Relo

Localiza-se na cidade de Luís Gomes, a 448 km de Natal, na região do Alto Oeste. A cachoeira, por estar no meio das serras, é bastante procurada pelos amantes de rapel, trilhas e pessoas que gostam de estar em contato com a natureza.
Cachoeira do Relo  
Foto: toinhoffilho.blogspot.com.br.

 14. Cachoeira de Jundiaí

Localizada no município de Macaíba, a 26 km de Natal, a Cachoeira de Jundiaí é um pequeno lençol d’água que desaba de uma altura de aproximadamente 4,5 metros.
Cachoeira de Jundiaí 
Foto: Francisco V. Souza.

 15. Cachoeira de Nísia Floresta

Localizada a 40 km de Natal, a cidade de Nísia Floresta é rica em belezas naturais, que além de praias e lagoas de águas cristalinas, ainda tem essa belíssima cachoeira. O turista precisa de autorização para visitá-la, tendo em vista que a mesma fica em uma propriedade privada, de acesso controlado.
 Cachoeira Nísia Floresta  
Foto: Alex Uchôa.

Conhece alguma cachoeira no RN que não está na nossa lista? Conte-nos! Seu comentário é sempre bem-vindo!
Para mais dicas de lugares legais no RN, siga o Instagram do nosso parceiro, o RNatural, ou sua página no facebook: www.facebook.com/page.rnatural.

Apartamento 702.com.br