Seguidores

domingo, 13 de março de 2016

Nível do Rio Piranhas pode comprometer abastecimento d’água em cidades do Seridó

piranhas
A CAERN teme encontrar dificuldades de, nos próximos dias não conseguir mais captar água no Rio Piranhas, por causa do baixo nível do Rio. De acordo com Givanildo Ananias, chefe do escritório da Companhia em Jardim de Piranhas, o nível no local onde a CAERN faz a captação da água neste domingo (13) é de apenas 1 metro e 14 centímetros, considerado muito baixo. Para se ter uma ideia, no dia 20 de fevereiro esse nível era de 2 metros e 98 centímetros.
“A situação é preocupante, e a partir desta segunda-feira poderemos ter que começar a desligar bombas, já que precisamos de no mínimo um nível de 1 metro na nossa captação”, justificou Givanildo. A preocupação da Caern é a mesma do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu. Para o seu presidente, José Procópio de Lucena o Rio está baixando rápido demais e já pode começar a comprometer o abastecimento de Caicó, São Fernando, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas.
“Se a situação continuar como está se configurando, certamente será necessário agir preventivamente para evitar o colapso no abastecimento humano e ao mesmo tempo fazer as ações complementares e essenciais como fiscalização, manutenção dos canais já feitos na limpeza emergencial do rio, abertura da turbina do açude de Coremas sem produção de energia, e implantação em tempo recorde da adutora pra Caicó saindo da serra de Santana”, explicou.

Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.