Seguidores

domingo, 13 de março de 2016

Homem denuncia enfermeira dormindo no plantão e acaba recebendo uma lição de vida

Em modo de crítica, um blogger mexicano decidiu publicar a foto de uma profissional de saúde dormindo durante seu plantão. A foto foi publicada às 3h da manhã e teve uma repercussão enorme. Mas a razão não tinha nada a ver com a intenção do Blogueiro, muito pelo contrário. 

Médicos de todo o mundo decidiram publicar registros em que eles estão dormindo após plantões extremamente cansativos. Com a hashtag "YoTambienMeDormi" (eu também dormi), as imagens se espalharam rapidamente pela internet e conquistaram vários lugares do mundo. 

Alguns plantões chegam a durar 36 horas e a semana de trabalho pode chegar até 80 horas, ou seja, o dobro da jornada de um trabalhador comum. "Somos pessoas, não máquinas" foi o comentário de uma das postagens. 

Por Luzia Bessa Vale - Enfermeira. 

Trabalhei em regime de plantões noturnos durante 32 anos de minha vida. 

Por opção escolhi a profissão de Enfermeira, nunca me arrependi um único dia pela escolha, se tivesse que reviver tudo novamente o faria sem nenhum problema. 

Amo ser enfermeira e principalmente por ter a convicção que defendo o melhor sistema de saúde, que é o SUS. 

Você ou grande maioria das pessoas não têm noção do significado de ser da enfermagem. 

A enfermagem trabalha 24 horas por dia, 07 dias por semana, 30 dias por mês e 365 dias por ano. 

Para isso larga em casa em cada plantão de 12 horas, de 24 horas ou até durante 36 hortas, mãe, pai, irmãos, filhos, marido e a sua própria casa. 

Faz isso para cuidar de pessoas que nunca viu, pessoas que não conhece, mas que se dedica integralmente ao cuidado direto ao corpo doente num leito hospitalar e ainda cuida mentalmente dando apoio psicológico, já que é uma raridade um hospital dispor de psicologo aos usuários, e lá estar a enfermagem. 

Portanto respeite essa profissão tão nobre, digna de todo respeito, que faz a saúde das pessoas melhorar com suas mãos e com suas mentes sofridas por trabalhar em ambientes insalubres, em precárias condições, com tanta falta de material, muitas vezes improvisando, com baixos salários e as vezes ainda recebe salários atrasados. 

Faço um chamamento aos políticos de vergonha, aos gestores da saúde, para atenderem as pautas de reivindicações da enfermagem, não por sermos sofridas,e sim por uma questão de justiça com as profissionais da enfermagem, que durante tantos anos foram desvalorizadas. 

Reconhecer a importância da enfermagem é implantar 30 horas semanais sem redução do salário, é legalizar um piso salarial digno, é garantir os direitos trabalhistas durante o exercício da profissão, e garantir melhores condições trabalho, incluindo local adequado para o descanso conforme preconiza a lei. 

Penso e falo.





Fonte: O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.