Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2015

Dia das Bruxas: veja a origem do Halloween

Por Laís Martins - iG São Paulo

Acredita-se que a celebração, que acontece em 31 de outubro, tenha sua origem em tradições pagãs do povo celta

Véspera do "Dia de todos os Santos". Traduzindo literalmente, esse é o significado da palavra Halloween, o Dia das Bruxas. O termo "All Hallows Eve", que se popularizou na palavra Halloween, diz respeito ao dia 31 de outubro, véspera do "Dia de todos os Santos", que acontece no dia 1º de novembro. 
Mary, Winifeed e Sarah, de 'Abracadabra' (1993): três irmãs bruxas são ressuscitadas na noite de Halloween; o filme é um clássico de Halloween entre as crianças
Divulgação
Mary, Winifeed e Sarah, de 'Abracadabra' (1993): três irmãs bruxas são ressuscitadas na noite de Halloween; o filme é um clássico de Halloween entre as crianças
A festa, que é muito celebrada especialmente nos países norte-americanos, teve origem em tradições pagãs do povo celta. Acredita-se que uma festa realizada na véspera do dia 1º de novembro marcava o Ano Novo celta e determinava o início do inverno.
Nesse dia, os espíritos dos mortos retornavam à Terra e tornava-se um momento propício para os Druids, os líderes religiosos celtas, fazerem previsões sobre o futuro, principalmente no que dizia respeito ao longo inverno pela frente. A dominação da Igreja Católica nos territórios celtas fez com que os costumes do Ano Novo celta e do Dia de Finados se mesclassem. O resultado são os três dias de festividades, encabeçados pelo Halloween e que se encerra com o Dia de Finados. 
Uma das tradições do Halloween é o
Reprodução/ Twitter
Uma das tradições do Halloween é o "pumpkin carving" em que as abóboras são esculpidas com diferentes desenhos e são colocadas velas dentro para formar o efeito de iluminação
Nos países norte-americanos, o Halloween é celebrado com alguns ritos típicos, como o "pumpkin carving", quando famílias esculpem desenhos em abóboras para colocar velas dentro, a fim de formar desenhos criados com as sombras. Além disso, na noite do dia 31 acontece o "Trick or Treating", quando crianças fantasiadas percorrem as ruas, batendo de porta em porta pedindo doces ou travessuras.
No Brasil, o feriado não é muito difundido e inclusive há quem rejeite a celebração dele. A alegação é de que é um costume distante da cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.